O Andejo Vadio: Brasil paradisíaco
Vadiagens               O Andejo               Estrada até Aqui               Luz.Câmera.Ação               Fotos               Contato
"I always wonder why birds choose to stay in the same place when they can fly anywhere on the Earth. Then I ask myself the same question."
(Harun Yahya)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Brasil paradisíaco

Guarda do Embaú, Garopaba, Ibiraquera, Imbituba; difícil dizer qual mais fascinante. Cada praia com suas qualidades, muitas qualidades, me fazem questionar como pude demorar tanto para conhecer esse lindo pedaço do litoral catarinense.

Comecemos do começo: No último dia em Floripa, aproveitei para angariar contatos e fazer algumas coisas que tinha deixado pendentes. Omar, que foi meu primeiro instrutor de mergulho me arranjou lugar pra ficar em Buenos Aires por uns dias como também em Mar del Plata, assim como a Ana, sua esposa, disse que conversaria com sua irmã em Córdoba. Ou seja, além de descansar um bocado e quase vencer um antigo adversário viciado no PES 2010 do Play 2, haha, ainda pude conseguir um pouco mais de segurança durante minha passagem pela Argentina. Outra ajuda inestimável foi a que Omar me deu aconselhando os lugares que eu deveria passar quando em seu país. Para terminar ainda me deu uma carona até o centro, as 4 da manhã, quando foi levar um outro colega de trabalho para o aeroporto. Chegando lá na rodoviária, pouco antes das 6h e pouco depois de me despedir do Omar, reparei que havia deixado meu cartão do banco (débito e crédito) lá na escola de mergulho. Uma hora de ônibus para chegar até lá e outra para voltar. Mas as coisas não acontecem por acaso. Na volta conheci dois argentinos que me convidaram também para ficar em sua casa em Buenos Aires, assim como me passaram um site de relacionamento de viajantes, os quais disponibilizam suas casas para passar uns dias (www.couchsurfing.org), ainda não me increvi, porém parece interessante.

Bom, finalmente embarquei num ônibus para a Guarda, e logo na chegada percebi que era um lugar único. Deixei minha mochila num camping e saí à procura de um local para acampar de graça, e isso foi a única coisa que não encontrei, rs. O centro da pequena cidade já é fascinante com seu jeito rústico, e a medida que se vence as pedras e morros pelas trilhas se descobre uma praia mais linda que a outra. Para chegar a primeira, praia da barra, já tem que atravessar um rio, ou a nado ou em um barco e para as outras somente pelas trilhas. A segunda, praia da Guarda, lotada, pequena e aconchegante. A terceira, Prainha, nome que me não pareceu apropriado pois era a maior delas; uma linda praia reta, no pé de morros e com grandes pedras que serviam de abrigo com sombra para os poucos que ali estavam. Nesse lugar conheci 3 pessoas, Leandro, Fer e Pérola, três paulistanos que me levaram até um dos lugares mais espetaculares que já estive. Uma linda praia, com uns 30 metros de comprimento, num vale coberto por campos e árvores baixas. Só um pequeno barzinho atendia aos poucos que estavam ali servindo coisas simplíssimas. Ali gastamos toda a tarde, bebendo, curtindo música e natureza - Nota especial para uma das garotas, linda por sinal, com sua mente licérgica que jurava ter visto na Bahia alguns peixes com inscrições incas, outros azuis que davam piruetas e se exibiam para os mergulhadores como alguns outros que brilhavam com suas cores fluorescentes! Haha. Inclusive me recomendou o lugar: Taipú de Fora - Ao final da tarde, através de outra trilha chegamos à praia da Pinheira, e fomos a pé pela estrada de chão até onde deixei minhas coisas. Ali nos separamos, eu e Leandro ficamos em um camping e as meninas foram para outro. No outro dia arrumei minhas coisas e deixei o camping, me despedi do Leandro, me despedi das meninas ao encontrá-las ao acaso numa padaria e saí caminhando da Guarda do Embaú. Logo peguei duas caronas que me levaram a Garopaba, a primeira com um surfista que ia para Palhoça, e a segunda com um caminhoneiro que ia para os Pampas.

Chegando em Garopaba liguei para o Edson, um velho conhecido com amigos em comum que está montando uma pousada iraaaada em Ibiraquera, nos pés da Lagoa, bem perto da Praia do Luz, a primeira que eu conheci. Ele me recebeu muito bem e além de me dar casa e comida, serviu de guia turístico me levando de moto pra conhecer inúmeras praias da região. Praia de Ibiraquera, Luz, Rosa, Ouvidor, Ribanceira, Vila e hoje vamos até a Ferrugem.

Bah, e que momento tenso foi voltar a praia da Vila, especificamente ao Canto da Vila, em Imbituba. A 3 anos atrás, no primeiro mochilão, acampei ali, em baixo de umas cabanas que servem de proteção aos barcos dos pescadores. Foi o primeiro lugar da primeira viagem que passei, e creio que será o único, e várias lembranças voltaram a memória, senti novamente todas as sensações daquela época. Pois é, muita coisa mudou desde aquele tempo, mas não a vontade de estar na estrada, finalmente voltei a essa vida.

Amanhã me despeço do Edson, o qual agradeço demais a força e vou em direção a Laguna e Farol de Santa Marta. E tenho uma ótima notícia. Está tudo bem com o Alexandre e creio que vou me encontrar com ele ainda nessa sexta-feira em Getúlio Vargas, sua cidade, de onde continuaremos juntos o mochilão.

Em breve novidades. Grande abraço.

Andejo

Ps.: Ahááá, meu primeiro seguidor!!! Hahaha!!! Valeu Paragua, logo chego aí pra te incomodar!!!

2 comentários:

  1. Novidades... até que enfim!
    Fico com um friozinho na barriga toda vez que abro o blog.
    A preocupação se mistura com saudade. Peço a Deus que ilumine seu caminho e as pessoas que passam por você.
    Bjo grande
    Te amo de montão

    ResponderExcluir
  2. olá!
    passei a virada em ibiraquera e vivia na praia da vila.
    Mto bom e bonito lá!
    os lagos que tem na barra do ibiraquera são uma delícia de andar de caiaque!

    boa viagem!

    ResponderExcluir